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Colégio Santa Marcelina

Projeto de arquitetura de interiores para o Santa Marcelina. Espaços de aprendizagem e makerspace
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As intervenções no Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte surgiram a partir da demanda do núcleo de inovação pedagógica de criar novos espaços para apoiar as dinâmicas de ensino do Colégio. 

O processo de projeto desenvolvido foi colaborativo reunindo professores, alunos e as irmãs marcelinas em reuniões e exercícios de brainstorm que resultaram nas temáticas de ocupação dos três espaços disponíveis: a sala do fazer, a sala do relaxamento e uma varanda.

Ambos os espaços tem a premissa de serem flexíveis e facilmente adaptáveis para diferentes atividades, por isso o mobiliário desempenha um papel fundamental e foi uma parte essencial do projeto.

A sala do fazer é um espaço para experiências de aprendizagem mais ativas e foi projetada para ser um espaço dinâmico que pudesse abarcar uma grande variedade de cursos e workshop temáticos com professores internos e convidados externos

Além das mesas com banquetas, foram projetados bancadas com gavetas grandes, quadros móveis, mapoteca digital, parede com sistema customizável de prateleiras e suporte para ferramentas, além de um tanque.

A sala do relaxamento é um espaço tanto para descanso como para o encontro, com mobiliário mais despojado como pufes, sofás e os nichos estofados instalados nos vãos dos armários existentes.  

Para esse espaço foi utilizado um sistema de quadros lousa “T” que permitisse diferentes conformações de layouts como por exemplo exposição, separação do espaço para jogos didáticos, criação de micro espaços mais resguardados, fundo para um ensaio de teatro, entre outras possibilidades.

  Também foi desenvolvido um conjunto de superfícies de alturas variadas que podem formar uma arquibancada mas, separadamente, atendem diversas posturas e funções como suporte de colo para notebook, bancos para sentar, mesas de altura convencional ou mesas altas. 

A varanda adjacente que antes funcionava apenas como circulação também recebeu uma intervenção para configurar mais um espaço de descompressão para os alunos com mobiliário despojado, suporte para livros e persianas para a proteção do sol.

Projeto elaborado por Gabriel Castro em parceria com Marcos Franchinni e Pedro Haruf