projeto de makerspace para escola infantil
O makerspace é um espaço de criação cada vez mais presente nos processos de aprendizagem da escola infantil e o projeto arquitetônico é um instrumento chave para a construção desse ambiente didático.
É um espaço que mistura os já conhecidos ateliê de artes com laboratório de ciências, incorporando a tecnologia e a interdisciplinaridade como fatores importantes através de uma condução com foco no aprendizado engajado do aluno, que é incentivado a colocar a mão na massa.
Cada vez mais as escolas passam a valorizar o processo de aprendizagem contínuo em detrimento da avaliação conteudista tradicional. Neste contexto o erro também passou a ser compreendido como etapa importante do processo de aprendizagem pois gera reflexão e ajuda a levar ao sucesso na resolução de um problema.
O makerspace é um espaço ideal para essa proposta, pois estimula a autonomia e convida o aluno a experimentar com as próprias mãos, dar vida a um projeto de ciências, biologia, matemática ou artes, experimentar noções de programação e robótica, engajar em atividades multidisciplinares.
Para ser um espaço efetivo e funcional o makerspace deve ser planejado através de um projeto arquitetônico, que é personalizado para cada escola com suas especificidades de espaço físico, condicionantes ambientais e valores institucionais. Para uma infra estrutura básica são considerados itens como mesas amplas de trabalho com instalação elétrica adequada, bancadas para equipamentos diversos como impressora 3D, cortadora cnc, computadores e outros equipamentos manuais, mobiliário para armazenamento de materiais, dispositivos expositivos, pia acessível para higienizar as mãos e ferramentas, boa iluminação e tratamento acústico.
Para inspirar seguem algumas imagens de makerspaces que já projetamos para diversas instituições da cidade de Belo Horizonte , capital de Minas Gerais. Entre em contato para planejar o makerspace da sua escola!
Os projetos acima foram desenvolvidos por Gabriel Castro e equipe, em parceria com Marcos Franchinni e Pedro Haruf.