O projeto de arquitetura escolar desenvolvido pela MOBIO Arquitetura para o Colégio Santa Doroteia, em Belo Horizonte, teve como objetivo principal requalificar os acessos da unidade de Ensino Infantil e da área administrativa. O imóvel, antes composto por duas casas descaracterizadas, passou a exigir uma nova estrutura adequada ao sistema de reconhecimento facial adotado pela escola.
Além dessa atualização tecnológica, o projeto incluiu a reorganização da recepção e a criação de espaços de espera para os pais. Antes, essas áreas se limitavam a ambientes externos, protegidos apenas por grades e toldos. Portanto, a proposta buscou ampliar o conforto e a acolhida já na entrada da instituição.
Como solução, optou-se por integrar as recepções fragmentadas e criar uma pequena praça de estar. Esse novo espaço conecta-se ao interior do prédio, tanto visual quanto fisicamente. O fechamento em elementos cerâmicos vazados permite manter o contato com o exterior, além de assegurar ventilação cruzada e iluminação natural. O desenho desses elementos estabelece uma gradação de aberturas, intensificando a luz no eixo central.
Nos lounges de espera, foram adotados mobiliários resistentes, confortáveis e com apelo lúdico. Poltronas em aço pintado e elementos decorativos dialogam com o universo infantil, somando funcionalidade e identidade visual à proposta de arquitetura escolar.
Para uniformizar as fachadas, utilizou-se um sistema de telhas metálicas microperfuradas e onduladas. O recurso imprime ritmo visual contemporâneo, ao mesmo tempo em que disfarça as aberturas existentes e permite entrada de ar e luz natural.
Esse projeto de arquitetura escolar demonstra o compromisso da MOBIO Arquitetura com ambientes educativos mais inclusivos, seguros e inspiradores — reafirmando o papel da escola como espaço transformador desde os primeiros anos de vida.