Fale conosco pelo WhatsApp

Projeto de playground Infantil no Santa Dorotéia

SANTA DOROTEIA_-29
SANTA DOROTEIA_-2
SANTA DOROTEIA_-3
SANTA DOROTEIA_-5
SANTA DOROTEIA_-4
SANTA DOROTEIA_
SANTA DOROTEIA_-9
SANTA DOROTEIA_-10
SANTA DOROTEIA_-7
SANTA DOROTEIA_-8
SANTA DOROTEIA_-12
SANTA DOROTEIA_-13
SANTA DOROTEIA_-26
SANTA DOROTEIA_-18
SANTA DOROTEIA_-27
SANTA DOROTEIA_-19
SANTA DOROTEIA_-11
SANTA DOROTEIA_-30
SANTA DOROTEIA_-20
SANTA DOROTEIA_-21
SANTA DOROTEIA_-22
SANTA DOROTEIA_-23
SANTA DOROTEIA_-25
SANTA DOROTEIA_-24

Fomos convocados pelo Santa Doroteia para desenvolver o projeto de um novo playground infantil e revitalizar o parque da Alegria, um playground infantil coberto existente, que manteria alguns equipamentos mas precisava de uma revitalização geral em função do desgaste e desatualização dos brinquedos prévios.

 

O parque tem uma função recreativa para as turmas de educação infantil (2 a 5 anos) e segundo um viés pedagógico tem uma proposta de uso dinâmico: pretende favorecer momentos de descompressão, a atividade física e o desenvolvimento motor das crianças. Partindo desse princípio foram contempladas três circuitos recreativos em diferentes porções do espaço existente. 

 

Logo na entrada do playground infantil foi desenvolvido um circuito colmeia: vários módulos hexagonais que combinados apresentam diversas possibilidades de uso, como função de casinha no primeiro nível, mas sobretudo um circuito dinâmico de sobe e desce nos níveis posteriores com rampas de madeira, pegadas de escalada, piscina de bolinhas e escorregador. A proposta foi criar um circuito aberto, sem início ou fim, livre para as crianças criarem os trajetos.

 

No corredor existente do afastamento lateral foi desenvolvido um circuito de rampas para correr e dispositivos interativos para auxiliar também no desenvolvimento cognitivo como jogo de espelhos, roda de combinação de cores e quebra-cabeça com peças de girar. 

 

Já na porção superior do pátio foi criado mais um circuito de desafio motor com o uso variado de cordas: foi criado um túnel com arcos tubulares como um labirinto de cortas que exige a ginástica do corpo para ser atravessado, assim como um círculo tubular horizontal integrado ao túnel que trabalha a estabilidade e equilíbrio.

 

O projeto dos elementos de projeto do playground infantil foi pensado em conjunto com o piso de borracha EPDM com espessuras adequadas para absorver o impacto de possíveis quedas e proteger as crianças nas brincadeiras do dia a dia. 

 

Para conhecer mais projetos escolares clique aqui

Equipe de projeto: Gabriel Castro, Lorena Vaccarini e Pedro Medeiros.