A exposição Corpo-Pote, da artista Flávia Soares, contou com um cuidadoso projeto de expografia desenvolvido pela Mobio Arquitetura, pensado especialmente para a Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. Localizada no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a galeria apresenta um espaço reduzido, que representou tanto um desafio quanto uma oportunidade criativa para o desenvolvimento expográfico.
A solução encontrada no projeto de expografia partiu da criação de um eixo central, pensado para otimizar a circulação dos visitantes e incentivar a aproximação com as esculturas em cerâmica. Essa estratégia possibilitou uma leitura mais fluida das obras e promoveu uma relação mais íntima entre o público e o trabalho da artista.
Para marcar uma transição visual e oferecer um “respiro” no ambiente expositivo, a fachada lateral foi fechada com um plano branco. Esse plano é recortado por um círculo, que funciona como janela de destaque para as peças. Simples e eficaz, esse elemento transforma a percepção espacial e oferece novos enquadramentos para a cerâmica exposta.
Uma das esculturas foi posicionada isoladamente, permitindo sua observação em 360 graus. Já as demais, dispostas lado a lado, incentivam uma leitura comparativa e sensível das sutilezas de forma, textura e acabamento, destacando a riqueza da produção de Flávia Soares.
Assim, o projeto de expografia assinado pela Mobio Arquitetura valoriza a obra da artista, supera limitações físicas do espaço e proporciona uma experiência de visitação mais imersiva, instigante e sensorial.
Category:
Cenografia e Eventos