Fale conosco pelo WhatsApp

Projeto corporativo Sede Belotur

projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
IMG_9782
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
IMG_9789
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
_M1A2436
projeto de escritório sede belotur corporativo belo horizonte mobio gabriel castro arquitetura
_M1A2463

O projeto corporativo da sede e escritórios Belotur em Belo Horizonte consistiu na mudança da Empresa Municipal de Turismo e seus 87 servidores para um novo espaço que abrigava, inicialmente o Banco de Minas Gerais, projeto de Rafaello Berti (1938). Trata-se de um edifício tombado pelo Conselho Municipal de Cultura em 2008 com estilo híbrido (inspiração clássica acadêmica e movimento modernista) em que sua entrada principal é bem marcada pelo recuo e discreta elevação. Destaca-se pelo pórtico que se eleva até o piso superior o que lhe confere monumentalidade e imprime o caráter nobre a essa edificação. (AP Cultural 2000)

O projeto foi desenvolvido de uma forma coletiva por uma equipe multidisciplinar que envolveu arquitetos e designers em contato intenso e contínuo com os usuários do futuro espaço de trabalho. 

Como método para auxiliar na organização das diferentes Assessorias, Diretorias, Gabinetes e Gerências, buscou-se estreitar o diálogo para alinhar a demanda e especificidades dos 21 setores por meio de entrevistas que foram fundamentais para a setorização dos espaços de trabalho. A proposta de ocupação lança mão do uso de cores para demarcar a distribuição adotada ao longo dos quatro pavimentos do edifício com layouts de mesas em “open plan” e salas mais resguardadas para diretorias e setores chave.

Soluções aparentes de infraestrutura elétrica, iluminação e climatização bem como o uso de móveis com jardineiras e plantas são presentes em todos os espaços e conferem unidade à proposta que contou com consultorias de paisagismo e iluminação para qualificar os espaços de trabalho.

Destacam-se na intervenção a ressignificação e valorização os espaços já existentes no edifício: uma sala de reunião onde ficava o cofre do antigo banco, a proposta de trazer duas jabuticabeiras para ocupar o amplo hall de entrada, espaços de descompressão como o refeitório e o auditório que são flexíveis e, no quarto pavimento, o aquário construído em drywall com placas de compensado que abriga setores que exigem maior privacidade.

O projeto gráfico buscou, através de uma leitura do edifício em si, explorar uma tipografia inspirada da proporção das janelas existentes no prédio. Foram desenvolvidas placas de sinalização, painéis e letreiros para demarcar ambientes além de superfícies com adesivos para regular o grau de opacidade de alguns espaços.

Equipe Arquitetura: MOBIO Gabriel Castro, Mateus Castilho, Marcos Franchini e Pedro Haruf

Equipe Design Gráfico: Thomaz Lana, Gustavo Magno e Marcelo Dante

Fotos Jomar Bragança