O novo projeto da Escola Casa Fundamental é uma expansão. A escola, que hoje conta com dois galpões existentes destinados ao ensino infantil no Bairro Castelo em Belo Horizonte, ampliará seu atendimento para o ensino fundamental, possibilitando dessa forma a continuidade do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.
O acesso ao novo edifício é feito pelo bosque, gerado a partir da implantação do edifício, que faz a integração entre o existente e o novo, trazendo um respiro através do pátio descoberto e verde. O edifício propõe integração com a natureza, espaços abertos, a transparência e se beneficia da ventilação e iluminação naturais.
Além disso, a expansão da Escola Casa Fundamental contempla corredores e circulações generosas, elementos de transição como arquibancadas a fim de promover as mais diversas possibilidades de apropriação do espaço construído. Estes espaços são ambientados pelas jardineiras suspensas que percorrem as varandas do núcleo central do edifício e dão visibilidade para toda a escola.
O programa da escola apresenta duas novas propostas de ambientes. A primeira delas é o GreenLab, no subsolo, voltado para workshops e atividades para colocar a mão na massa com ênfase em tecnologia e consciência ambiental, aproveitamos para deixar a circulação ampla e esquadrias de abertura completa para fácil reinvenção do espaço e integração com a área externa quando for desejado. A segunda é um estúdio de experimentação áudio visual, localizada no terceiro pavimento, para estimular a inteligência musical e a criatividade, com infraestrutura para gravação de música e vídeo.
A sustentabilidade do edifício extrapola aspectos como a permeabilidade do solo e presença da vegetação e ganha força com a estrutura em madeira laminada colada e placas fotovoltaicas presentes na cobertura inclinada aproveitando da insolação abundante. A madeira laminada colada, quando comparada às estruturas de concreto e aço, a madeira possui menor taxa de emissão de carbono, além de sua matéria prima ser de fonte renovável.
Projeto desenvolvido por Gabriel Castro e equipe Mobio (Lorena Vaccarine, Joyce Lemos e Pedro Medeiros) em parceria com Studio Pedro Haruf (Sofia Vasconcelos, Thabata Zuba e Aloísio Ventura).
Confira também o nosso primeiro projeto para a Escola Casa Fundamental no link Escola infantil Casa Fundamental em Belo Horizonte – MOBIO