O projeto da nova escola infantil Instituto Gabriela Leopoldina foi desenvolvido a partir da demanda de mudança para um imóvel existente no Bairro Castelo em Belo Horizonte. O projeto compreendeu a reforma e adequação de ambientes internos, tratamento de fachadas e também a expansão por meio do uso de estrutura metálica, requalificando áreas externas para uso recreativo
O imóvel existente era bastante compartimentado e, a fim de criar salas de aula mais generosas, foi necessária a retirada de paredes para ampliação de áreas e, assim, atender a demanda de alunos.
Para além das salas de aula, foram desenvolvidos pátios em dois níveis que articulam o convívio entre as crianças e conta com refeitório, quadra de futebol, arquibancada e blocos cilíndricos que podem ser pulados e também funcionam como bancos.
A fachada também foi redesenhada incorporando elementos lúdicos como a escalada no muro principal e janelas com painéis e brises que controlam entrada de sol nas salas. Esses elementos seguem a paleta de cor que foi pensada a partir da identidade visual do Instituto Gabriela Leopoldina, presando por tons vibrantes – variações de azul e amarelo – que contrastam com o branco predominante.
Além disso, tomou-se partido da larga calçada em frente ao imóvel para criar elementos de transição para a chegada até a escola. Os elementos de escalada configuram espaço de playground para as crianças junto às traves que funcionam tanto para brincar como apoio aos pais que esperam, criando uma comunicação com o bairro Castelo.
Na entrada da escola infantil Instituto Gabriela Leopoldina do Castelo estão dispostos makerspace, biblioteca e pátio, todos esses espaços estão integrados. A esquadria do makerspace permite total abertura e é responsável pela comunicação com os demais espaços uma vez que atividades criativas podem coexistir em harmonia.
Este projeto para o Instituto Gabriela Leopoldina no bairro Castelo é o segundo feito pela Mobio Arquitetura em parceria com Pedro Haruf, confira melhor em nosso portfólio.