Fale conosco pelo WhatsApp

Blog

funcionalidade e cenografia no projeto de cafeterias

O projeto de uma cafeteria: funcionalidade e cenografia

Projetando cafeterias: quais elementos são importantes para ter em mente? Aqui te convidamos a refletir sobre o projeto de uma cafeteria, funcionalidade e cenografia.

Para pensar em projetos de cafés é importante refletir sobre o próprio ato de beber café, uma bebida do dia a dia , perfumada e cheia de memórias. Esse ritual é, muitas vezes, um momento de pausa e, mesmo inseridas num  estilo de vida contemporâneo, as cafeterias devem ser espaços aconchegantes e acolhedores para honrar a tradição e cultura que carregam consigo.

O perfil do público nem sempre será único e homogêneo e, por isso, a cafeteria  também deve ser pensada para receber eventos diversos, como um encontros de amigos, uma reunião de negócios, trabalhadores solo com computadores portáteis e mesmo aqueles que optam pela retirada no local. Dessa forma, é possível abranger as possibilidades de experiências diversas no uso do espaço.

Todos esses diferentes usos demandam determinada infraestrutura para que aconteçam e devem ser incorporados no projeto desde cedo. No Tost Café, por exemplo,  optou-se por um balcão retrátil para atender a demanda take and go de forma que o passante não necessita adentrar e é atendido mais rapidamente. Além disso, essa solução somada à fachada que permite a ventilação natural atendem muito bem aos protocolos da pandemia da COVID-19.

A cozinha é também infraestrutura a ser considerada e é possível que seja aberta e possa ser vista pelos frequentadores. Neste caso, além de fazer parte da cenografia, a cozinha aberta cria relação direta com os usuários à medida que estes podem visualizar os processos e as mãos por trás dos sabores. 

Os elementos cênicos são importantes na composição da identidade visual do espaço. Nesse momento, a originalidade da identidade visual é peça chave para diferenciar o seu empreendimento dos demais. No projeto do Café Pop-up da Fazenda Recanto, a história da fazenda e a produção de café em harmonia com a natureza são incorporadas na identidade visual com os mascotes da fauna local como o Macaco Prego, Lobo Guará, e a Coruja Buraqueira. Incorporar a história da empresa e valorizar seus propósitos na decoração é um caminho imprescindível para resultar em um espaço original.

funcionalidade e cenografia no projeto de cafeterias
Tost Café

Outra estratégia é a utilização do paisagismo na composição desses espaços, de forma que ampliem o  aconchego e possam criar  uma sensação temporária de “fuga” da cidade.  O uso de plantas naturais é fundamental para que se possa sentir os efeitos de bem estar proporcionados pela biofilia. Nesse sentido, embora seja possível e desejável o uso de espécies de sombra, a iluminação e a ventilação natural são grandes aliadas das plantinhas e da qualidade do espaço.

Portanto, embora existam apontamentos de estratégias possíveis, são diversos os caminhos de  projeto, que devem ser pesquisados e desenvolvidos para atender e valorizar a identidade de cada empreendimento com suas especificidades. O briefing e a participação geram resultados mais assertivos no projeto da cafeteria, funcionalidade e cenografia são peças chave.

funcionalidade e cenografia no projeto de cafeterias
Café Pop Up da Fazenda Recanto (2019)
funcionalidade e cenografia no projeto de cafeterias
Tost Café

texto escrito por Gabriel Castro e Joyce Lemos