Fale conosco pelo WhatsApp

Blog

ambiente corporativo projeto arquitetura startup fintech escritório projeto

Espaços de uso coletivo na arquitetura de ambiente corporativo

Para além de bons salários e benefícios, o projeto de arquitetura do ambiente corporativo também é fator fundamental para o bem estar dos colaboradores de uma empresa. Estações de trabalho espaçosas, confortáveis e bem iluminadas, acesso a iluminação e ventilação naturais, dentre outros fatores, são aspectos imprescindíveis e para incentivar a produtividade e garantir o conforto e concentração das equipes em horário de trabalho. Porém outro aspecto não menos importante que dever ser contemplado no ambiente corporativo é planejamento de espaços de uso coletivo, sobretudo como forma de incentivar a colaboração entre funcionários. Espaços que promovam encontros, trocas e discussões são cada vez mais valorizados nas empresas, pois é a partir dessa troca que se trabalha o espírito de coletividade nas empresas, além de ser ferramenta no aumento da auto-estima e bem estar dos colaboradores.

Listamos a seguir algumas formas de como esses espaços de troca podem ser pensados nas empresas com exemplos de projetos desenvolvidos pelo nós:

Micro-reunião: Espaços para breves chamadas de vídeo ou telefone, micro-reuniões para uma troca mais rápida. É interessante que esses espaços estejam localizados próximos às estações de trabalho, como forma de incentivar seu uso e otimizar o tempo do colaborador. Sendo assim, exigem um tratamento apropriado no quesito acústico. Geralmente são vistos em forma de cabines ou nichos, dependendo do espaço disponível. Painéis de espuma acústica, uso de vidro duplo são algumas soluções para aumentar a privacidade nestes espaços.

Lounges: Ambientes mais versáteis, abrigam tanto reuniões informais como servem também como pausas para descompressão. Podem servir de apoio para o acesso em um ambiente com função mais específica ou para abrigar reuniões ou encontros mais informais.

Espaço ao ar livre: Se houver essa possibilidade no edifício, vale destinar espaços ao ar livre- sejam eles pátios, varandas ou jardins, ao uso comum. Para isso, a presença de um mobiliário e paisagismo que convide ao seu uso é muito importante.

Descompressão – O espaço de descompressão das empresas é destinada majoritariamente ao encontro informal entre colaboradores, que permita o relaxamento e pausas mais longas no trabalho. Máquinas de fliperama, jogos de tabuleiro, futebol de mesa, sinuca, entre outros, incentivam a descompressão do trabalho e sobretudo a interação extra-ofício entre os colaboradores. Um ponto interessante a ser previsto em espaços como este espaço é a disponibilidade de tomadas para carregar notebook ou celular.

Copas e micro-copas: 

Um cuidado com a alimentação ou para pausas para café, água e apoio para lanches rápidos. Podem vir em forma de cozinha compartilhada, de infra-estrutura para receber serviços terceirizados, como café e lanchonetes, como copas fechadas ou integradas ao espaço, contendo a infra-estrutura necessária, como bancada com cuba, bebedouro, cafeteira, frigobar, entre outros. Já nas copas e cozinhas compartilhadas, é preciso prever geladeiras compatíveis com a armazenagem de alimentos pelos funcionários, equipamentos para preparo ou aquecimento de alimentos, lava louças e  muitos armários para armazenagem. Grandes mesas também permitem sociabilidade de grupos maiores durante as refeições.