A Mobio foi procurada pelos empreendedores para desenvolver o projeto arquitetônico de um petshop diferenciado para se destacar em um mercado homogêneo, no qual foram observadas características predominates como: descuido estético, pouca clareza visual e funcional, “entulhamento” de produtos e infantilização da identidade visual. O empreendimento ainda se encontrava na fase conceitual, ainda sem nome e em definição de localização.

Para potencializar as qualidades, o conceito proposto e o sucesso comercial do empreendimento, o projeto arquitetônico foi alinhado e conduzido conjuntamente com o branding e o projeto gráfico, assumido pelo Estúdio Triciclo. Pontos chaves como sinalização, exposição de produtos e paleta de cores, foram decididos em processo colaborativo entre arquitetura (MOBIO) e design gráfico (Estudio Triciclo) resultando em um projeto coeso.

A loja, com aproximadamente 50m², exibe três totens de produtos como roupas, coleiras, camas e  acessórios próximos a entrada. As ilhas ao centro expõem os comedores e produtos variáveis que serão trocados periodicamente. O balcão retroiluminado ao fundo funciona como caixa, atendimento e guarda os medicamentos. Ao fundo se encontra o canil onde os pets esperam os donos já de banho tomado. A esquerda nove prateleiras em chapa metálica expõem uma grande variedade de rações. Estas prateleiras são oblíquas a alvenaria não revelando as rações logo de imediato, instigando o percurso do visitante pela loja assim como proporcionando maior amplitude e clareza.

A vitrine exclusiva, em chapa pintada e cantoneiras metálicas, foi desenvolvida especialmente para o projeto, funcionando simultaneamente como vitrine e expositor  de perfumaria para o interior da loja.

O consultório é integrado a linguagem e paleta de cores da loja e abriga escritório, armários e prateleiras, bancada com cuba e mesa de atendimento veterinário.

PETSHOP BOM GAROTO

  • Comercial

Mobio Arquitetura + Triciclo
Bairro Gutierrez
Belo Horizonte/MG
Fevereiro/2012