O Empório Nanak é uma proposta com influêcias indianas que nasceu – de acordo com os seus criadores – de um desejo de apoiar um estilo de vida saudável, feliz e sagrado.

Na loja pode ser encontrada uma grande diversidade de produtos como chás especiais, alimentos orgânicos, cerâmicas, perfumaria e até produtos de limpeza, tudo de acordo com os pilares: vegetariano e vegano,  gourmet e fairtrade – um conceito de comércio justo, que defende a sustentabilidade econômica e ecológica.

Para a concepção do projeto da nova loja, foi adotada uma estragégia de exposição e ocultamento dos produtos: através de uma solução de prateleiras oblíquas os clientes tem uma visão clara dos produtos na entrada da loja, mas a medida que caminha a percepção modifica gradualmente, a ponto dos produtos ficarem completamente ocultos quando se olha do fundo para fora da loja.

Nas divisórias dessas prateleiras também existe uma referência simbólica: através de perfurações de uma máquina CNC, foi desenhado um padrão baseado na logomarca do Empório que, por sua vez, foi inspirada na inconografia presente no Golden Temple de Amritsar.

No ambiente predominam as matérias cruas: o cimento e a madeira, que juntos à luz amarelada das lâmpadas incadescentes e ao LED branco quente das prateleiras, conferem um clima aconchegante que remete as vendas de antigamente.

O empório também oferece um espaço para tomar um café, chai ou suco. No centro da loja foi projetado um móvel que, além de abrigar as estufas para alimentos, pode acomodar até seis pessoas para uma pausa ou lanche.

Projeto arquitetônico por Fernando Maculan + Mariza Machado (MACH) e Gabriel Castro (MOBIO)

EMPÓRIO NANAK